Quem Somos
A Sociedade Brasileira do Whisky é uma entidade sem fins lucrativos, idealizada pelo arquiteto Heitor Vignoli, profundo conhecedor de scotch whisky, e fundada em 1988 por um pequeno grupo de amigos que reunidos para degustações, resolveram criar uma organização objetivando aperfeiçoar os conhecimentos sobre a bebida, promover a divulgação das qualidades do produto, realizar atividades sócio-culturais de caráter associativo, e demonstrar as vantagens da moderação como forma de melhor apreciar o mais nobre dos destilados de cereais.

O saudoso Vignoli, nosso primeiro presidente, chegou a ser agraciado em solenidade no Blair Castle na Escócia, com a comenda “Keeper of the Quaich” que é conferida a destacadas personalidades de notório saber sobre o whisky.

Os objetivos foram amplamente alcançados e expandiram-se. A SBW possui hoje, associados em varias capitais do país e se faz presente também em algumas outras importantes cidades brasileiras. É reconhecida internacionalmente, principalmente na Escócia, para onde já organizou algumas excursões com visitações a várias destilarias, e mais recentemente, obteve também o especial reconhecimento da “Scotch Whisky Association”, entidade representativa dos fabricantes de whisky escocês.

Também é por intermédio da SBW que são lançados novos produtos a serem comercializados no Brasil. A apresentação desses produtos sempre é feita em uma reunião plenária com os nossos associados e convidados, patrocinada pela representante da destilaria no país. Entre as inúmeras reuniões convocadas para esta finalidade, destacam-se, por exemplo, a do lançamento do blended whisky Ballantine’s Gold Seal, 12 years old, seguido do Ballantine’s 18 years. Anos depois, para a mesma destilaria, fizemos a apresentação em memorável coquetel no Jockey Club, da nova linhagem de produtos Ballantine’s, desde o novo Balla-12, em substituição ao Gold Seal, o retorno do Balla-17, o Balla-21 (ainda não comercializado no Brasil) e coroando a noite o lançamento do magnífico Ballantine’s 30 years old. Para William Grant’s a SBW promoveu reunião do lançamento do blended Robbie Dhu 12 anos, em sucessão ao antigo Royal Grant’s, hoje também substituído pelo novo Grant’s 12 years. Para Justerini & Brooks, a SBW fez a apresentação do J&B Jet (o seu também 12 anos).

Tivemos ainda a honra de lançar oficialmente no Brasil o novo Chivas Regal 18 years, em evento que contou com a presença do master blender daquela destilaria, vindo da Escócia especialmente para nos apresentar seu novo produto, passando a Chivas a também concorrer na faixa intermediária entre o seu tradicional 12 anos e o fabuloso Royal Salute 21. Enfim, são muitas as participações da Sociedade Brasileira do Whisky, na divulgação dos produtos escoceses. A família The Famous Grouse, considerando a SBW e seus membros como excelentes formadores de opinião no que se refere a scotch whiskies, vem mantendo proficiente parceria na difusão pelo Brasil, deste formidável blended, que é o mais consumido na Escócia.

Em 1995, o prefeito do Rio de Janeiro conferiu à Sociedade Brasileira do Whisky, o diploma de “Parceiro do Rio”, num reconhecimento público aos serviços prestados pela SBW à Cidade. Todavia, o que mais nos envaidece em dezoito anos de existência, sem sombra de dúvida, são a qualidade dos nossos sócios e o padrão que a Sociedade construiu ao longo desse tempo. O estreitamento de amizades, nas relações interpessoais desenvolvidas pelos seus membros, chega a tornar familiar o ambiente desta saudável confraria, que se estende também aos nossos patrocinadores.

Para divulgação das atividades e das matérias que dizem respeito ao seu néctar oficial, a SBW edita, periodicamente, um boletim informativo (jornal) denominado “Whisky News”, distribuídos gratuitamente aos sócios e às pessoas físicas e jurídicas do ramo, interessadas e de alguma forma ligadas ao assunto scotch whisky e seu consumo.

Dispõe a SBW em sua sede, na Avenida Rui Barbosa, 830/102, Rio de Janeiro, além de uma biblioteca específica com farta literatura sobre whisky, de um temático scotch-bar, que às quartas-feiras, reúne os sócios e seus eventuais convidados, para uma descontraída happy-hour, evidentemente regada a scotch, (das 18:30 às 22:00h) onde se contam casos, curiosidades, anedotas e como não poderia deixar de ser, fala-se também sobre a nossa bebida preferida.

Promovemos o “Bebendo e Aprendendo com a SBW”. Trata-se de um curso sobre whisky, abordando as diversas regiões da Escócia onde é produzido, seu preparo desde a maceração da cevada, passando por sua forma de destilação, a importância de cada tipo de turfa na aromatização, a variedade de suas características, malts e blends, água, grãos, barris, processo de envelhecimento até o seu engarrafamento, além, é claro, de sua história, lendas e peculiaridades. Tudo com apresentação de vídeos palestras e degustações.Se você estiver interessado em obter mais informações sobre a nossa SBW, ou sobre o curso, contate-nos pelo telefone (0**21)2551.2297, ou através deste site.


CONHEÇA NOSSOS PRESIDENTES

O primeiro presidente da SBW foi o seu fundador, arquiteto Heitor Vignoli, até a sua morte, no final de 2002.

Sucedeu-o o engenheiro Kleber Damasceno Prado, seu Vice-Presidente até a Assembléia de 2003,
quando foi confirmado presidente para um período de 2 anos.

Foi re-eleito em Abril de 2005, mas, por razões pessoais precisou licenciar-se em Dezembro de 2006.

Assumiu a presidência o engenheiro Carlos Rubens Braga Negreiros, Vide-Presidente desde 2003
que cumpriu o mandato tampão até a Assembléia de 2007.

Eleito em 2007 e re-eleito em 2009, exerceu presidência o advogado José Augusto Caiuby.

Em 2011, foi sucedido por Kleber Damasceno Prado, para um mandato de 2 anos.

A composição da atual diretoria pode ser conhecida na útima página do mais recente Whisky News.


SLAINTE MHATH !!! (Saudação em gaélico. Expressão que quer dizer “saúde pra você!”)


» Saiba mais sobre o Whisky

© 1998 - 2013 Sociedade Brasileira do Whisky
Av. Rui Barbosa 830/102, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ